quinta-feira, 24 de maio de 2012

Chrono Trigger Prophet’s Guile (ROM HACK)


Dados Principais
Criado pelo pessoal encrenqueiro do Kajar Laboratories que também criou a obra de arte Chrono Trigger: Crimson Echoes tem como objetivo contar um pouco os fatos que ocorreram com Magus.
Apesar de ser um jogo curto (por ser inacabado), ele faz bem o seu papel pelo que foi pretendido. Os sprites e sons não mudam, mas vale a pena reforçar que o avatar do personagem (Magus) foi totalmente recriado e muito bem recriado.
No jogo você apenas controla  Magus, perante aos seus acontecimentos você vai encaixando toda a história que o envolve desde Chrono Trigger à Radical Dreamers.


História
Conta um pouco da trajetória de Magus que na aventura original e quando criança, havia sido mandado para 600 D.C.devido a distorção temporal no palácio da Rainha Zeal. 

Gráficos
Por ter sido feito através da grande obra prima Chrono Trigger, os gráficos são fodas. Destaque novamente para o avatar de Magus.


Som
Sem muito o que dizer, é apenas aquela trilha sonora épica de Chrono Trigger. 

Prós
 A história seria algo muito grande para ser explorada se caso esse hack fosse adiante e com certeza faria tanto sucesso quanto o Crimson Echoes faz. É muito legal jogar apenas com o Magus em sua própria era e ver um pouco de seu passado.


Contras
O jogo é super hyper mega power hardcore de dificil! KKKKKKKKKKKK
Apesar de ter um pouco mais de 2 horas de jogatina, ele se torna muito dificil pois não tem como você recuperar sua vida constantemente, apenas com os tonics que os inimigos dropam KKKKKKKKKKK
A linearidade do game é algo chato, mas de compreensão já que esse hack não foi terminado.


Opinião Pessoal
Sou fã de Chrono Trigger, virei fã de Crimson Echoes e agora do Prophet's Guile. Apesar de difícil e desesperador, o jogo é bem feito, assim como Crimson Echoes.
Se você não tiver terminado Chrono Trigger, não é legal você jogar esse game primeiro, até porque spoilers apareceram e com isso tudo se tornará chato e irritante.
Realmente é uma pena ele não ter sido terminado, seria uma espécie de side history repleta de reviravoltas e surpresas. :(



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Knights in the Nightmare


Dados Principais
Um jogo lançado em 2009 simultaneamente para o DS e o PSP, é uma mistura maravilhosa de vários gêneros de rpg em um só. Varia do tactics, strategy ao action-rpg. Existem algumas diferenças do game entre os dois consoles, como o DS possui duas telas, em uma fica o mapa e na outra a cena da batalha, além de tudo ser feito através do touch com a stylus. No PSP tudo é feito "manualmente" pelo d-pad e/ou analogico.
O estilo de batalha é muito diferente de qualquer coisa que eu já tinha visto antes, você seleciona por onde seu personagem vai andar, atacar e se defender. Tudo isso em uma única linha de ação, ou seja, se você "desenhar" um V, ele vai andar no mapa nessa forma em V e durante o percurso você escolhe o que ele irá fazer.
A tela de batalha antes do início do combate permite equipar até 4 itens em espaços do lado da tela. Estes podem ser qualquer coisa desde arcos, machados, espadas, floretes, clavas, lanças, bastões e itens-chave utilizadas para ajudar os mortos recuperar a sua memória, bem como a si mesmo.
Existem dois tipos de batalha, a "law" e a "chaos", que dependendo do seu personagem e arma que ele estiver usando, acaba causando algo como se fosse uma ressonância e daí pode-se usar alguns ataques especiais.
Em vez de ter um "life", você simplesmente tem um medidor de tempo, mas as vezes você pode achar o inimigo muito forte e tudo mais, só que isso é o de menos. Tens livre arbítrio em poder trocar de personagem a qualquer hora, juntamente com seus equipamentos, gerando assim uma possibilidade gigantesca de se vencer.
É meio complicado de se jogar logo de cara, por isso existem um tutorial meio grande para você ter uma noção do game. Quando você o completar vai saber o que está fazendo.
Existem também 7 classes de cavaleiros que podem ser ressucitados, logo, 7 tipos de armamentos também. 
Tem muita coisa que eu poderia detalhar aqui, mas sairia extenso demais, por isso coloquei apenas o que mais chama atenção no game.



História
O jogo já começa arrebatador, te deixando tonto e sem saber realmente o que acontece ali. Com o decorrer da introdução você começa a perceber a genialidade da história e o quão vasta ela pode ser.
Uma mulher vestida com armadura escapa de um castelo, e de repente você está no controle de um ser sem forma e de energia conhecida como um "wisp". Então você começa a compreender as suas verdadeiras intenções conforme o enredo progride. Você lentamente recupera a sua memória através da memória dos outros.
O jogo alterna constantemente entre passado e presente, a fim de explicar os acontecimentos e como eles ocorreram. Como a história é tão profunda e cativante, não posso dizer muito mais sem o uso de spoilers. Então o resto fica a critério de quem joga :x



Gráficos
Este jogo pode ser um dos mais belos jogos do DS e do PSP. O estilo de arte linda varia do obscuro e medieval, dando uma grande sensação de fantasia. O design dos personagens é incrível, e cada novo cavaleiro você ganha na batalha tem cores diferentes, sprites, e portraits. Os sprites de batalha são em 2D, mas as vezes parecem mais, muito mais que apenas um 2D simples. Os campos de batalha são extremamente detalhados assim como são os monstros.
As pequenas cenas no jogo são muito bem feitas. A melhor e absoluta parte sobre os gráficos são os efeitos especiais. Armas, ataques e magias são extremamente detalhadas e são absolutamente lindas.


 
Som
Não poderia ser melhor. A música deste jogo complementa a arte incrivelmente bem. A música é composta de canto gregoriano, uma batida pesada e instrumentos incrivelmente bem feito. Os efeitos sonoros também não deixam a desejar, tornando o game uma maravilha. 



Prós
Tudo nele é um pró. Desde o novo jeito de se jogar um RPG, ao som, gráficos e história.

Contras
O único contra que vi nesse game é a falta de um segundo :3



Opinião Pessoal
O jogo é FODA, F-O-D-A, FOOOOOOODA.
No começo eu fiquei perdidão, enjoei e desisti. Quando voltei a jogá-lo, resolvi fazer o tutorial e ai sim entendi a caralhada de coisa que dava pra se fazer e então tudo ficou muito mais fácil.
É uma obra de arte, que se não é valorizada agora, com certeza vai ser valorizada no futuro, assim como Chrono Trigger é hoje em dia.
Tudo no game é novo e isso faz com que saudozistas não o suporte, mas acho que qualquer um que goste mesmo de um RPG vai querer se aventurar.
Aconselho e muito jogar, vai expandir seus horizontes e ver que um grande RPG não precisa ser apenas de turnos.
Ps-O artbook e a soundtrack são ótimas.