terça-feira, 27 de março de 2012

Shin Megami Tensei: Persona 4


Dados Principais 
  Um rpg tradicional de turnos, o quinto episódio da série Persona, spin-off de Shin Megami Tensei. Um dos maiores sucessos da empresa Atlus, Persona 4 possui mangá e anime. Aproveitando todo esse ótimo recebimento do público para com o jogo, vai ser lançado um re-make para o PSVITA e um game de luta que conta com personagens do seu antecessor, Persona 3.
Quem jogou o Persona 3 não vai sentir falta da interação com os outros personagens. A forma com que você vai lidando com suas amizades e mantendo sua vida social é uma experiência incrível que jamais foi vista fora dessa franquia. Os personagens são bem cativantes e muitas vezes engraçados, fazendo com que seja agradável acompanhar a vida deles. Falar dos personas é meio complicado, só jogando para poder entender o porque dessas "criaturas" que são invocadas e capturadas a seu favor.


História
À meia noite em dias chuvosos, pode-se observar acontecimentos no Canal da Meia Noite, a partir de qualquer aparelho de televisão. Aquelas pessoas que aprenderam a usar Personas têm a habilidade de entrar no Canal da Meia Noite através de qualquer televisão diretamente, embora a tela precise ter tamanho suficiente para tal e cada aparelho leve a um local diferente no Canal da Meia Noite. As condições climáticas dentro deste são o oposto do clima de Inaba.
Há uma neblina persistente no Canal da Meia Noite que pode causar mal estar nos personagens se estes permanecerem por muito tempo lá. Entretanto, após um longo período chuvoso em Inaba, o nevoeiro se acumulará na cidade e desaparecerá do Canal da Meia Noite, fazendo as Sombras residentes mais fortes e mais perigosas a qualquer um que não estiver preparado para estar lá.
O Protagonista é um estudante do ensino médio que se mudou recentemente da cidade grande para a cidade de Inaba para frequentar um ano letivo lá. Em Inaba, ele fica com seus parentes: seu tio Ryotaro Dojima, um detetive da polícia que frequentemente está em serviço durante o dia, e sua prima de seis anos, Nanako, filha do Dojima, que cuida das tarefas domésticas para seu pai.
Na escola Yasogami, o Protagonista rapidamente se torna amigo de Yosuke Hanamura, o desajeitado filho do gerente da loja de departamentos local Junes, Chie Satonaka, uma garota cheia de energia com um forte interesse em artes marciais e Yukiko Amagi, uma garota pacata e refinada que ajuda na pousada de sua família. Os quatro descobrem o Canal da Meia noite e dentro dele conhecem e se tornam amigos de um ser misterioso na forma de um urso de pelúcia chamado Teddie (Kuma no japonês) que acaba se revelando ser uma Sombra que deseja amizade e visitar o mundo real.
No desenrolar da investigação, o grupo ganha mais membros incluindo Kanji Tatsumi, um garoto de aparência punk que é confuso sobre sua identidade sexual e social, Rise Kujikawa, uma jovem ídolo adolescente que se mudou para Inaba e frequentará a Yasogami e Naoto Shirogane, uma jovem detetive que investiga o caso dos assassinatos com a polícia local, mas é forçada a assumir uma identidade masculina para tal. Assim como nas versões anteriores (Persona 3 e Nocturne), os inimigos têm pontos fracos ou imunidade a certos ataques, o que pode tornar uma batalha muito fácil ou extremamente difícil,principalmente, nos chefões. É preciso conhecer o inimigo para derrotá-lo de maneira mais fácil.


Gráficos
Além de muitas cenas em forma de anime, possui um design bem moderno e colorido, com lindos gráficos 3D feitos aos moldes de anime/mangá, sendo bastante fiel ao artbook do game. Monstros bem feitos e golpes bem elaborados.

Som
Bombas e mais bombas de J-ROCK em sua jornada. Bem agradável, apesar de não gostar desse tipo de música. Com um tom mais juvenil e moderno, as músicas parecem que foram criadas cirurgicamente para o jogo. 
A sonoplastia também é bem feita e as vozes bem dubladas. Não perdendo em nada para o Persona 3.


Prós
Tudo no jogo é bem legal. O modo com que você faz suas ligações pessoais e mantêm contato com seus amigos faz com que o game não seja apenas um rgp normal. O jogo todo se torna uma grande história que vale a pena conferir. O formato interativo nas batalhas e as capturas de persona fazem com que você tenha muitas e muitas horas de entretenimento.

Contras
O jogo se torna muito repetitivo com o lance de ter que esperar a lua cheia e apenas ficar explorando as dungeons.


Opinião Pessoal
No começo você fica meio perdido, ainda mais se não tiver jogado o Persona 3, mas com o tempo você acaba pegando gosto pelo jogo e se divertindo bastante. Tem que ter cuidado na hora que for responder as perguntas dos professores, porque com isso você se torna popular com as garotas (6)
Um dos melhores rpgs que joguei até hoje e que pretendo jogar novamente. Vale MUITO a pena ir até o fim mesmo que as vezes ele se torne cansativo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário