Dados Principais
Xenogears acompanha a aventura de Fei Fong Wong e vários outros em sua batalha por sobrevivência em um mundo ameaçado pela guerra entre as nações de Aveh e Kislev. Os princípios e filosofias de Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Carl Jung e Jacques Lacan, bem como vários temas religiosos, influenciam fortemente o enredo e o mundo de Xenogears. Um dos temas principais do jogo é a natureza da memória humana: desde o início do jogo, Fei sofre de perda da memória, que ilustra suas interações com outros personagens. Além do conceito de memória, o conflito entre homem e máquina também é central ao enredo do jogo. Os personagens controláveis podem manusear robôs gigantes conhecidos como Gears e utilizá-los em batalha.
Aclamado como um dos maiores sucessos da Squaresoft, quando se ainda presava fazer um rpg de verdade, Xenogears inovou com seu sistema de batalha e seus Mechas. Seu sistema de batalha lembra muito Legend Of Legaia (PSX) e Sands Of Destruction (NDS), um sistema em que os botões ativam um ataque específico. Outro fator que inovou bastante foi poder comprar partes para equipar os mechas. Pode-se também explorar todo o território de mecha e "a pé".
História
O continente de Ignas, no hemisfério norte do nosso mundo. Neste, o maior continente, uma guerra tem seguido entre dois países por séculos. Ao norte do continente jaz o Império de Kislev e ao sul, o Reino do Deserto de Aveh. A guerra durou tanto tempo que as pessoas se esqueceram do motivo, conhecendo apenas o círculo sem fim de hostilidade e tragédias. A obsessão pela guerra em breve encontraria uma mudança devastadora.
Por causa da "Ethos", uma instituição que preserva a cultura de nosso mundo, reparando ferramentas e armas escavadas das ruínas de uma antiga civilização. Ambos os países escavavam estas ruínas e pediam ao "Ethos" que consertassem as descobertas, com a finalidade de aumentar o poder militar. As muitas armas escavadas nas ruínas muito alteraram o desempenho do esforço de guerra. O resultado das batalhas entre esses países não foi mais determinado pelo combate mano-a-mano, mas por gears, humanóides gigantes - máquinas de combate, que eram obtidos do mais fundo buraco das ruínas.
Depois de eventuais mudanças no estado da guerra, Kislev ficou por cima. O principal fator disso estava na quantidade de recursos obtidos de suas ruínas. Mas, de repente, uma misteriosa força miltar apareceu no continente de Ignas. Chamados de "Gebler" decidida a fazer contato com Aveh. Com a ajuda da Gebler, Aveh recuperou-se e ficou pário novamente com kislev. Então, tomando vantagem de sua aliança recentemente conquistada, Aveh começou a conquistar o território de Kislev pouco-a-pouco, sem mostrar desistência.
A história começa em um flash-back de Fei Fong Wong lutando para defender sua vila e seu amigo Citan Uzuki pedindo pra não lutar na vila, que estara toda queimada. Após esse flash-back começam as aventuras do pintor e lutador de artes marciais Fei Fong Wong, um amnésico que foi carregado ao vilarejo de Lahan quase morto há três anos por um mascarado que todos acreditam ser seu pai. Após um ataque em lahan, Fei vai embora de seu vilarejo e enfrenta o mundo fora de lahan e decobre suas origens. Também conhece vários personagens como: Elhaym Van Houten, entre outros.
Gráficos
Apesar de ser desenvolvido para o PSX, o game contém gráficos bem caprichados e cenas de animes empolgantes.
Som
Por ser de um hardware inferior a um PS2, tem músicas de primeira e bastante armazenamento para vozes dos personagens. Algumas falhas foram detectadas quando se ataca ou se anda pelo mapa, mas nada que atrapalhe ou seja fora do normal.
Prós
O jogo te prende do começo ao fim e quando você pensa que tá quase terminando você descobre que ainda falta muito mais. Apesar de não gostar de mechas, eu achei interessante o jeito que exploraram no jogo. Pode-se perder noites facilmente com esse grande título do PSX.
Contras
O único contra que encontrei nesse game é não ter uma continuação direta. Apesar de muitas pessoas falarem que Xenosaga seja continuação ou uma história antes de Xenogears. São histórias distintas e apenas possuem alguns itens e citações iguais.
Opinião Pessoal
A verdade é que desanima o fato de não existir um Xenogears 2. O jogo em si é um dos melhores títulos para o console e está em meu top rpgs. Se fosse gosta bastante de rgps e ainda não jogou Xenogears, tá esperando oquê?
Imagens históricas do hangar onde ficam os gears. Na primeira vista você se assusta com a imensidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário