quarta-feira, 11 de abril de 2012

Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht


Dados Principais
O jogo é o primeiro título da série Xenosaga. O jogo recebeu seu sub-título a partir do pensamento do filósofo alemão Friedrich Niezstche. Der Wille zur Macht significa A Vontade de Potência, expressão marcante e fundamental do pensamento Nietzcheniano designando a força que move e modifica a realidade universal. Esta e muitas outras referências à filosofia de Nietzsche estão presentes fortemente no enredo do game. Os inimigos não são encontrados aleatoriamente, eles patrulham locais fixos em cada mapa. Quando o jogador tocar um inimigo,  entrará em uma batalha. Como a maioria dos RPGs, as batalhas em Episódio Ié em turnos.Ao atacar um inimigo, um personagem pode dar início a uma série de ataques diferentes. No entanto, o número de ataques que podem ser utilizados é determinado pela quantidade de pontos de ação (AP), do personagem. Geralmente são quatro AP no início da sua vez, mas também podem ir em até seis pontos. Há itens que podem aumentar os normais 4 AP para 5 ou mesmo 6, permitindo que mais ações. Diferentes ações ter diferentes quantidades de AP. Além disso tudo o jogo possui uma "caça ao tesouro" em que você acha keys para determinadas áreas que possuem habilidades e itens secretos. No mapa existe um pequeno radar que mostra onde estão os inimigos e amigos.


História
O enredo começa por volta do ano 2000, quando no Lago Turkana no Kenya é descoberto um Zohar (chamada a chave definitiva contra os Gnosis), o Zohar original. 4000 anos depois, Miltia é destruída por conflitos internos e então surge Second Miltia; ao mesmo tempo, são liberados no universo, por um homem chamado Joachim Mizrahi, aliens chamados Gnosis.
Shion Uzuki, engenheira chefe da área de pesquisas e da Vector Industries First R&D Division, decide criar algo que será a arma definitiva contra os Gnosis, e esta arma definitiva é uma humanóide chamada KOS-MOS, que quando ainda era um protótipo em fase de construção, acorda, e do nada ataca todos os cientistas e acaba matando o namorado de Shion; após isso, apesar de chocada e ainda com medo de sua criação, Shion decide reconstruir KOS-MOS, mesmo contra as autoridades, que após saberem do incidente, proibiram a construção da andróide.
Pouco tempo depois, a poderosíssima KOS-MOS acabou de ser montada, porém, ainda não possuía autorização para ser ativada. No mesmo dia, a nave onde Shion e seus companheiros estavam é atacada por uma leva gigantesca de Gnosis. Imediatamente muitos começam a morrer, e as tropas de A.G.W.S. (robôs gigantescos utilizados em combates) e soldados não conseguem conter o ataque e também são destruídos. Todos entram em pânico e no momento exato em que Shion pensou que tudo havia acabado e que ela, junto com todos seus companheiros iriam morrer, KOS-MOS acorda e destrói os Gnosis, salvando Shion e se juntando a ela na luta contra os aliens. KOS-MOS, Shion e mais alguns personagens partem em grandes batalhas na busca do verdadeiro Zohar, para poder eliminar os Gnosis da face do universo, e em busca do Y-Data, que são dados de busca deixados por Joachim Mizrahi que contém informações vitais sobre os Gnosis para o Projeto Zohar.


Gráficos
Cada área do jogo é detalhada e feita com cuidado, cada textura no jogo é incrivelmente alta qualidade, e até mesmo os efeitos de batalha são impressionantes. As expressões faciais para cada personagem durante as sequências tem que ser visto para se acreditar. Quando eles estão felizes, eles sorriem. Não há meio-termo com este jogo, os personagens nunca mantém a mesma expressão durante uma conversa. Eles reagem de forma realista, como uma pessoa normal faria. Todas as animações são coloridas e espetaculares, muitos delas têm pequenas nuances sutis que você normalmente não percebe, por exemplo, se um personagem usa um soco forte contra um inimigo, você verá faíscas voar e saltar sobre o chão. É coisas pequenas como essa que fazem a diferença


Som
O som foi feito por um grande e conceituado músico, tendo trabalhado nas trilhas sonoras de Chrono Trigger, Shadow Hearts, Xenogears e outros, Yasunori Mitsuda faz uma verdadeira obra de arte em Xenosaga. As dublagens são ótimas. Uma coisa que destacaria é que nas dungeons não possuem músicas pois você precisa ficar atento nos inimigos e com isso você só escuta o som ambiente.


Prós
A gostosa da KOS-MOS :x Sanagem. Desde a história, passando pelos gráficos, jogabilidade e a linda trilha sonora.

Contras
O único contra que vi nesse primeiro game da saga é que faltam músicas de Mitsuda nas dungeons. Concordo que ficou legal o lance de som ambiente, mas sem aquela musiquinha tudo fico meio cru.


Opinião Pessoal
O jogo em si é uma obra prima do PS2. Fiquei mais de 45 horas para terminar, muitas vezes me irritei com a quantidade de cgs, mas com o tempo eu entendi que precisaria disso para entender direito a história do game. Muitos compraram pensando que era uma sequência direta de Xenogears, mas não é, apenas possuem itens com o mesmo nome e faz-se o uso de gears. Felizmente consegui jogar esse game até o fim sem me arrepender ou enjoar. É tudo lindo e com certeza é um daqueles rpgs que você precisa jogar, pela magnitude e grandesa da história.




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